Artigos

Confira nossos artigos

Quem são os possíveis candidatos a governador de Minas Gerais nas eleições 2026

28/01/26

Ao menos seis possíveis candidatos a governador de Minas Gerais nas eleições de 2026 buscam viabilizar suas candidaturas. Até o momento, nenhuma mulher foi cogitada como candidata ou apresentou seu nome para a disputa. Além disso, os nomes do campo da direita se destacam.

A eleição estadual renovará a principal liderança de Minas Gerais após a conclusão do segundo mandato do governador Romeu Zema (Novo), que busca concorrer ao Palácio do Planalto.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026! É grátis!

O senador Cleitinho (Republicanos) é um dos destaques do campo da direita. Outro nome que pode ganhar corpo é o de Matheus Simões (PSD), atual vice-governador, que pode disputar a eleição como chefe do Executivo estadual com a desincompatibilização de Zema do cargo.

O PT ainda não sinalizou candidatura própria e busca apoiar algum nome forte que sirva de palanque para a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A preferência era por Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado, que não vem se mostrando disposto a entrar na corrida eleitoral. Assim, o partido passou a cogitar apoiar o deputado estadual Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do estado, ou ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, recém-filiado ao PDT.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

Além deles, são possíveis candidatos ao governo de Minas Gerais: Aécio Neves (PSDB) e Gabriel Azevedo (MDB).

O limite para a oficialização das candidaturas é o dia 15 de agosto de 2026. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo, caso necessário, deverá ocorrer no dia 25 do mesmo mês.

Veja a lista dos possíveis candidatos ao governo de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026

Aécio Neves (PSDB)

O deputado federal e economista Aécio Neves, 65 anos, neto do ex-presidente Tancredo Neves. O tucano já exerceu o cargo de governador do estado por oito anos consecutivos, de 2003 a 2010. Depois elegeu-se senador. Aécio Neves pretende organizar o PSDB, do qual é presidente nacional, antes de “bater o martelo” sobre ser candidato a governador de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador do Acre nas eleições 2026

Alexandre Kalil (PDT)

O empresário e ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, 66 anos, pode mais uma vez ser candidato ao governo de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026, com o apoio do PT e do presidente Lula. Ele ainda não bateu o martelo se seguirá adiante. Nas eleições para governador de Minas Gerais de 2022, Kalil perdeu para o atual governador Romeu Zema ainda no primeiro turno. Antes de se tornar político, o empresário foi presidente do clube de futebol Atlético Mineiro por seis anos. Ele venceu a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em 2016 e foi reeleito, no primeiro turno, em 2020.

Cleitinho (Republicanos)

O senador Cleitinho ingressou na política como vereador em Divinópolis, sua cidade natal, é empresário do ramo do varejo, cantor e compositor. Tem 43 anos e um discurso contra “mordomias”. Antes de atuar no Senado, ele foi deputado estadual de 2019 a 2023. Cleitinho se apresenta como “independente”, mas possui forte ligação com o bolsonarismo. Cleitinho deve ser candidato a governador de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026.

Gabriel Azevedo (MDB)

Gabriel Azevedo, 39 anos, é advogado, jornalista e mestre em Direito. Eleito vereador de Belo Horizonte em 2016 e reeleito em 2020, comandou a Câmara Municipal da capital no biênio 2023-24. Ele foi um dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte em 2024, mas terminou a disputa em quarto lugar. Agora Gabriel Azevedo pode ser candidato a governador de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026. O principal entrave para sua candidatura está no interior de Minas Gerais, onde ele não possui tanta força e seu grau de conhecimento é menor do que na capital.

Mateus Simões (PSD)

Mateus Simões (PSD), 44 anos, é o atual vice-governador de Minas Gerais. Advogado e professor, e foi eleito como vice em 2022 pelo Partido Novo, mas filiou-se ao PSD em novembro de 2025 para a disputa estadual em 2026. Mateus Simões é considerado atualmente uma figura central no governo estadual, braço direito de Zema e responsável pela condução de vários projetos. Se Zema for candidato a presidente, será ele quem assumirá o governo em abril de 2026, o que fará com ele seja candidato à reeleição como governador de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026.

Tadeu Leite, “Tadeuzinho” (MDB)

O deputado estadual Tadeu Leite, 39 anos, também conhecido como Tadeuzinho, é empresário e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Deputado estadual desde 2011, é uma das alternativas para o PT formar palanque forte no estado para o presidente Lula, que busca se reeleger em 2026. Com isso, Tadeu Leite é um possível candidato a governador de Minas Gerais (MG) nas eleições 2026.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email